Total de visualizações de página.

domingo, 13 de junho de 2010

A vida na Idade Media - Castelos - As Defesas

Séculos atrás na Europa as guerras constantes e a vida era bastante perigosa.

É por este motivo que os poderosos construíam os Castelos.

Era muito difícil tomar um castelo pois este possuía muitos meios de defesa, alguns dos quais veremos a seguir:


Fogo Mortal


No alto das muralhas havia um passeio por onde os soldados do castelo poderiam rapidamente chegar ao ponto onde o castelo estivesse sendo atacado; as ameias, grandes pilares de pedra protegiam os defensores das flechas vindas de fora ao mesmo tempo que proporcionavam aberturas por onde os defensores podiam atirar livermente.




A Entrada


A única passagem para o interior do castelo era o portão, este tambem era o ponto mais vulnerável da fortificação e por este motivo deveria ser muito bem protegida, do alto das muralhas os soldados despejavam caldeirões de óleo fervente se um inimigo se aproximasse.


O Fosso


Outro eficaz meio de proteção era o fosso cheio de água que rodeava o castelo, era quase impossível de atravessar e este impedia a escavação de túneis sob a muralha; para se atravessar era necessário passar por uma ponte levadiça que poderia ser esguida em poucos segundos.


Uma Brilhante Idéia


Algo que me chama bastante a atenção nos castelos é que os degraus sempre subiam no sentido horário, deste modo o soldado defensor tinha liberdade para manejar a espada com sua mão direita enquanto o pilar central bloqueava a braço direito do atacante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário