Bom pessoal, hoje vou falar sobre um dos seres mitológicos que aterrorizavam a imaginação do povo na idade media, os Wyvern, estes, são animais semelhantes a um dragão, mas porem, diferentes do dragão ocidental, em geral possui apenas duas patas (o dragão possui sempre quatro) sendo que no lugar das patas dianteiras estão suas azas( mais ou menos como as aves), normalmente incapazes, segundo a lenda, de cuspir fogo e também possuem menos escamas que um dragão ou tem ausência total delas, o que os confere uma aparência mais lisa e viscosa.
Os Wyvern eram considerados seres malignos e desprezíveis.
Total de visualizações de página.
sábado, 13 de novembro de 2010
domingo, 7 de novembro de 2010
Musica - Instrumentos - O Alaúde
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSMWyqqmHxH2f3vruyNBhTy5ypkpj1R3GNGP-oll0C1v-gz0U0PUin4yqFUDCFWlwBpcifMN4VRAKLjID-HWAMJTNRep2C5xIQb3ki3mYvU32CM7L4-_U0ka0m3KHG2zswEGfFT7jZmCw/s320/Alaude.jpg)
Bom, hoje irei falar um pouco de meu instrumento favorito, o alaúde.
O alaúde é um instrumento musical bastante antigo, remanescente de um instrumento persa (ou árabe, não sei ao certo) chamado ud e foi inicialmente introduzido na Espanha, por volta dos séculos XII e XIII sendo conhecido na época pelo nome Al-'ud, donde derivou para laud em espanhol, em Portugal foi denominado laude, sendo que posteriormente passou a ser conhecido como alaúde.
O alaúde, em sua maioria possui dez cordas agrupadas em cinco pares, isso se deve ao fato de que, na época, as cordas graves soavam mal, e por este motivo era acrescentada a ela uma corda com a afinação uma oitava mais baixa, e este modo de tocar tornou-se então o padrão desse instrumento, sendo tocado assim até hoje.
Suas cordas são feitas de seda, e tem a má fama de desafinar com muita facilidade, a caixa acústica do alaúde tem o aspecto de uma meia pêra, sendo que seu dorso é convexo.
A tecnica para tocalo, consiste em "beliscar" as duplas de cordas para fazer as notas, e "dedilhar com a mão leve" para fazer os acordes.
A afinação variava, porem na maioria das vezes era usada a afinação “velho tom” (Sol-Dó-Fá, Lá-Ré-Sol, subindo) ou a afinação “nova” do séc. XVII (Lá-Ré-Fá-Ré-Fá).
Observação: A maioria dos alaúdes (em sua versão definitiva) tem cinco cordas duplas e uma corda simples.
sábado, 6 de novembro de 2010
Peço Desculpas Aos Leitores
Peço Desculpas aos leitores de meu blog (se é que alguem lê) pelo longo periodo sem postagens, isso se deve a alguns problemas pessoais que precisava resolver e foi por esta razão que demorei tanto para atualizar meu blog.
Obrigado pela comprienção.
Obrigado pela comprienção.
Assinar:
Postagens (Atom)