Total de visualizações de página.

domingo, 7 de novembro de 2010

Musica - Instrumentos - O Alaúde



Bom, hoje irei falar um pouco de meu instrumento favorito, o alaúde.

O alaúde é um instrumento musical bastante antigo, remanescente de um instrumento persa (ou árabe, não sei ao certo) chamado ud e foi inicialmente introduzido na Espanha, por volta dos séculos XII e XIII sendo conhecido na época pelo nome Al-'ud, donde derivou para laud em espanhol, em Portugal foi denominado laude, sendo que posteriormente passou a ser conhecido como alaúde.

O alaúde, em sua maioria possui dez cordas agrupadas em cinco pares, isso se deve ao fato de que, na época, as cordas graves soavam mal, e por este motivo era acrescentada a ela uma corda com a afinação uma oitava mais baixa, e este modo de tocar tornou-se então o padrão desse instrumento, sendo tocado assim até hoje.

Suas cordas são feitas de seda, e tem a má fama de desafinar com muita facilidade, a caixa acústica do alaúde tem o aspecto de uma meia pêra, sendo que seu dorso é convexo.

A tecnica para tocalo, consiste em "beliscar" as duplas de cordas para fazer as notas, e "dedilhar com a mão leve" para fazer os acordes.

A afinação variava, porem na maioria das vezes era usada a afinação “velho tom” (Sol-Dó-Fá, Lá-Ré-Sol, subindo) ou a afinação “nova” do séc. XVII (Lá-Ré-Fá-Ré-Fá).


Observação: A maioria dos alaúdes (em sua versão definitiva) tem cinco cordas duplas e uma corda simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário