Total de visualizações de página.

sábado, 22 de maio de 2010

Musica - Flauta Transversal


É um instrumento não palhetado, ou seja, não possui palhetas onde soprar, ao invés disso possui um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento

Nota: As palhetas utilizadas em instrumentos de sopro são lâminas feitas de metal, plástico ou Cana-do-reino, que vibram com a passagem do ar para produzir o som do instrumento.

Apesar de atualmente ser fabricada em metal, sua origem é de madeira e muitos instrumentistas preferem as originais por sua sonoridade.

RECURSOS DA FLAUTA TRANSVERSAL

A flauta é um instrumento muito privilegiado qunto a recursos e tecnicas.
Boa parte dos recursos musicais conhecidos podem ser executádos na Flauta Transversal

- Vibrato: É feito a partir do diafragma, semelhantemente ao vibrato vocal. Existe também a possibilidade de realizar o vibrato utilizando-se das chaves em forma de anel presentes em algumas flautas. A tecnica consiste, como o proprio nome diz em fazer a nota vibrar, isto é, ocilar na afinação.

- Glissando: Consiste em "deslizar" entre as notas, seja por meio das chaves ou por alterações na embocadura. Lembra uma especie de Legato (tecnica que permite tocar sem pausas entre uma nota e outra)

- Harmônicos: Feito ao mudar a embocadura e a direção da coluna de ar, obtendo uma nota diferente da que seria a da digitação fundamental. O timbre é mais doce e etéreo do que o da nota original.

- Multifonia: Consiste em solfejar e tocar ao mesmo tempo, o resultado é um som cortante e agressivo. (Tecnica Moderna)

- Frullato: Pronuncia-se a letra "R" (sem voz) enquanto toca, dando à nota uma intermitência.

- Polifonia ou Nota dupla: Alguns intervalos de notas podem ser emitidos na flauta usando digitação especial e de um sopro mais "difuso", de forma a permanecer entre dois sons harmônicos. (Técnica Moderna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário