Total de visualizações de página.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Aquavita



A aquavita é uma bebida destilada de origem escandinava, e que é enriquecida com substâncias aromáticas.

Seu nome provem do latim medieval, dendo na forma original: aqua vitae, "água da vida'", o nome se deve ao fato de a bebida ser bastante forte, álcool quase puro por destilação.

Esta bebida surgiu na Dinamarca e é produzida a partir da destilação de cereais, e redestilada com aromatizantes, tais como grãos de alcaravia, anis-doce,endro, cravo e canela, entre outros. É uma bebida, normalmente de aspecto transparente, entretanto pode ser encontrada também, mais raramente, na cor amarela.

A aquavita, que constuma ser servida muito gelada é produzido em praticamente todos os países da Escandinávia e exportado para o mundo inteiro.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Armas - Espada de Mão e Meia


Tambem muitas vezes conhecida como espada bastarda por passuir tamanho (por volta de 1,10 m a 1,20 m de comprimento) e peso (de 1,5 kg a, no maximo 2,0 kg) adequados para ser usada tanto com uma mão (usando escudo na outra) ou com as duas (sem escudo), e o nome "bastarda" se refere a este fato (de ser um hibrido entra a espada de duas mãos e de uma).

Espadas lendarias, como, por exemplo a Exalibur são frequentemente representadas como espadas de Mão e Meia

sábado, 13 de novembro de 2010

Mitologia - Wyvern

Bom pessoal, hoje vou falar sobre um dos seres mitológicos que aterrorizavam a imaginação do povo na idade media, os Wyvern, estes, são animais semelhantes a um dragão, mas porem, diferentes do dragão ocidental, em geral possui apenas duas patas (o dragão possui sempre quatro) sendo que no lugar das patas dianteiras estão suas azas( mais ou menos como as aves), normalmente incapazes, segundo a lenda, de cuspir fogo e também possuem menos escamas que um dragão ou tem ausência total delas, o que os confere uma aparência mais lisa e viscosa.

Os Wyvern eram considerados seres malignos e desprezíveis.

domingo, 7 de novembro de 2010

Musica - Instrumentos - O Alaúde



Bom, hoje irei falar um pouco de meu instrumento favorito, o alaúde.

O alaúde é um instrumento musical bastante antigo, remanescente de um instrumento persa (ou árabe, não sei ao certo) chamado ud e foi inicialmente introduzido na Espanha, por volta dos séculos XII e XIII sendo conhecido na época pelo nome Al-'ud, donde derivou para laud em espanhol, em Portugal foi denominado laude, sendo que posteriormente passou a ser conhecido como alaúde.

O alaúde, em sua maioria possui dez cordas agrupadas em cinco pares, isso se deve ao fato de que, na época, as cordas graves soavam mal, e por este motivo era acrescentada a ela uma corda com a afinação uma oitava mais baixa, e este modo de tocar tornou-se então o padrão desse instrumento, sendo tocado assim até hoje.

Suas cordas são feitas de seda, e tem a má fama de desafinar com muita facilidade, a caixa acústica do alaúde tem o aspecto de uma meia pêra, sendo que seu dorso é convexo.

A tecnica para tocalo, consiste em "beliscar" as duplas de cordas para fazer as notas, e "dedilhar com a mão leve" para fazer os acordes.

A afinação variava, porem na maioria das vezes era usada a afinação “velho tom” (Sol-Dó-Fá, Lá-Ré-Sol, subindo) ou a afinação “nova” do séc. XVII (Lá-Ré-Fá-Ré-Fá).


Observação: A maioria dos alaúdes (em sua versão definitiva) tem cinco cordas duplas e uma corda simples.

sábado, 6 de novembro de 2010

Peço Desculpas Aos Leitores

Peço Desculpas aos leitores de meu blog (se é que alguem lê) pelo longo periodo sem postagens, isso se deve a alguns problemas pessoais que precisava resolver e foi por esta razão que demorei tanto para atualizar meu blog.

Obrigado pela comprienção.

domingo, 13 de junho de 2010

A vida na Idade Media - Castelos - As Defesas

Séculos atrás na Europa as guerras constantes e a vida era bastante perigosa.

É por este motivo que os poderosos construíam os Castelos.

Era muito difícil tomar um castelo pois este possuía muitos meios de defesa, alguns dos quais veremos a seguir:


Fogo Mortal


No alto das muralhas havia um passeio por onde os soldados do castelo poderiam rapidamente chegar ao ponto onde o castelo estivesse sendo atacado; as ameias, grandes pilares de pedra protegiam os defensores das flechas vindas de fora ao mesmo tempo que proporcionavam aberturas por onde os defensores podiam atirar livermente.




A Entrada


A única passagem para o interior do castelo era o portão, este tambem era o ponto mais vulnerável da fortificação e por este motivo deveria ser muito bem protegida, do alto das muralhas os soldados despejavam caldeirões de óleo fervente se um inimigo se aproximasse.


O Fosso


Outro eficaz meio de proteção era o fosso cheio de água que rodeava o castelo, era quase impossível de atravessar e este impedia a escavação de túneis sob a muralha; para se atravessar era necessário passar por uma ponte levadiça que poderia ser esguida em poucos segundos.


Uma Brilhante Idéia


Algo que me chama bastante a atenção nos castelos é que os degraus sempre subiam no sentido horário, deste modo o soldado defensor tinha liberdade para manejar a espada com sua mão direita enquanto o pilar central bloqueava a braço direito do atacante.

sábado, 22 de maio de 2010

Xadrez - Pt 2 - Torre





A Torre é uma peça maior do xadrez, muito empregada na fase final do jogo devido ao seu valor estratégico e tático.

No início de uma partida, cada enxadrista têm duas peças que são dispostas nas colunas a e h, nas primeiras fileiras, para as brancas, e na oitava para as pretas

Movimenta-se em linhas retas nas colunas e fileiras do tabuleiro não podendo entretanto pular peças adversárias ou aliadas.



NOTA MUITO IMPORTANTE: TODAS AS PEÇAS DE XADREZ QUANDO CAPTURAM UMA PEÇA ADVERSARIA OCUPAM O LUGAR DA PEÇA QUE CAPTURARAM.

P.S.: Na imagem a direita os "X" representam o movimento e a captura de peças da torre, sendo que nesta jogada seria possivel para a torre branca capturar o peão preto na casa E7

Xadrez - Pt 1 - Peão




O Peão é a mais modesta de todas as Peças de Xadrez, cada um dos jogadores iniciam o jogo com oito peões, sendo todos dispostos na segunda fileira (para as peças brancas) e na sétima fileira (para as peças pretas).

O peão movimenta-se sempre para a frente, em direção ao lado inimigo, sendo a única peça que NÃO é capas de retornar ou retroceder. Na primeira jogada de cada peão, este tem o direito de andar uma ou duas casas segundo da vontade do jogador, porem o peão que já tenha sido movido pode mover-se apenas uma casa por vez.

Há outra caracteristica interesante do peão: Ele e a unica peça do jogo que captura as peças inimigas de forma diferente aos seus movimentos, este captura sempre a peça que está na próxima linha, porem nas colunas adjacentes à sua posição (ou seja, na diagonal)

NOTA MUITO IMPORTANTE: TODAS AS PEÇAS DE XADREZ QUANDO CAPTURAM UMA PEÇA ADVERSARIA OCUPAM O LUGAR DA PEÇA QUE CAPTURARAM.

P.S.: Na imagem os "circulos" representam o movimento dos peões e os "X" a captura.

Musica - Flauta-de-Pã



A flauta-de-pã é um instrumento musical típico sul americano, consiste em um conjunto de tubos fechados na extremidade inferior, unidos em feixe e serrados em diferentes alturas o que determina a afinação de cada tubo; sua execução consiste em soprar os tubos na parte aberta (parte de cima) variando entre eles para mudar as notas.

Estas eram muito populares entre os etruscos e os gregos e foram assim denominadas por associação ao deus grego Pã. Hoje, a flauta-de-pã é uma peça importante na música folclórica da Romênia, Oceania e dos países andinos.

P.S.: Tenho uma duvida sobre o modo correto de escrever o nome desta flauta
(Flauta de Pã OU Flauta-de-Pã)

Musica - Tin Whistle


É uma pequena flauta de metal (geralmente latão) ocasionalmente também de madeira, muito usada na música celta, medieval e escocesa ela é geralmente ouvida junto a um violino, concertina ou gaita de fole - instrumentos comuns na música irlandesa.

É um instrumento original da Irlanda, e que muito se assemelha à flauta doce na digitação das notas, porém possui diferenças no timbre (mais claro e agudo), e possui apenas seis furos. A flauta irlandesa é uma flauta reta, como a flauta doce, porem esta é mais cara e possui uma maior utilização.

Existem diversas marcas e muitos modelos, embora as cheap whistles – um padrão mais popular e barato – sejam compostas geralmente de um corpo de metal e uma boquilha de plástico.

Marcas populares de flautas irlandesas incluem Waltons, Generation, Clarke, Clare, Feadóg, Susato e Dixon.

A afinação mais comum e mais ulilizada nas Tin Whistle é em Ré porem existem tambem modelos com outras afinações.

Curiosidade: A banda Tuatha de Danann utiliza em algumas musicas ente modelo de flauta, esta tambem pode ser ouvido em algumas musicas do Eluveitie.

Musica - Flauta Transversal


É um instrumento não palhetado, ou seja, não possui palhetas onde soprar, ao invés disso possui um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento

Nota: As palhetas utilizadas em instrumentos de sopro são lâminas feitas de metal, plástico ou Cana-do-reino, que vibram com a passagem do ar para produzir o som do instrumento.

Apesar de atualmente ser fabricada em metal, sua origem é de madeira e muitos instrumentistas preferem as originais por sua sonoridade.

RECURSOS DA FLAUTA TRANSVERSAL

A flauta é um instrumento muito privilegiado qunto a recursos e tecnicas.
Boa parte dos recursos musicais conhecidos podem ser executádos na Flauta Transversal

- Vibrato: É feito a partir do diafragma, semelhantemente ao vibrato vocal. Existe também a possibilidade de realizar o vibrato utilizando-se das chaves em forma de anel presentes em algumas flautas. A tecnica consiste, como o proprio nome diz em fazer a nota vibrar, isto é, ocilar na afinação.

- Glissando: Consiste em "deslizar" entre as notas, seja por meio das chaves ou por alterações na embocadura. Lembra uma especie de Legato (tecnica que permite tocar sem pausas entre uma nota e outra)

- Harmônicos: Feito ao mudar a embocadura e a direção da coluna de ar, obtendo uma nota diferente da que seria a da digitação fundamental. O timbre é mais doce e etéreo do que o da nota original.

- Multifonia: Consiste em solfejar e tocar ao mesmo tempo, o resultado é um som cortante e agressivo. (Tecnica Moderna)

- Frullato: Pronuncia-se a letra "R" (sem voz) enquanto toca, dando à nota uma intermitência.

- Polifonia ou Nota dupla: Alguns intervalos de notas podem ser emitidos na flauta usando digitação especial e de um sopro mais "difuso", de forma a permanecer entre dois sons harmônicos. (Técnica Moderna)

domingo, 16 de maio de 2010

Música - Flauta Doce


INTRODUÇÃO

Provavelmente o instrumento mais antigo do mundo, a flauta é um dos instrumentos mais antigos que se conhece, tendo sido sempre muito utilizada tanto pela sua facilidade de construção, quanto pelo som melodioso, esta possui um timbre doce e suave. Este era um istrumento muito popular na Idade Media e algo que não poderia faltar em qualquer composição da época.

FLAUTA DOCE

Possui normalmente sete furos, é um modelo bastante simples e relativamente barato, possui suas raizes nas antigas flautas folcloricas como a Czakan na Hungria (esta possui seis furos).

Depois de um tempo os compositores comessaram a procurar instrumentos com maiores recursos que a Flauta Doce. Assim começa o declínio perante a flauta transversal.

sábado, 15 de maio de 2010

Receitas - Hidromel Não Alcoólico



HIDROMEL NÃO ALCÓOLICO

INGREDIENTES
1 Litro de Água de pura
1 Xícara de Mel Puro
1 Limão fatiado
½ Colher de chá de Noz-Moscada
Sal

PREPARO
Ferva todos os ingredientes num recipiente não metálico. Enquanto ferve retire a "nata" que se forma com o auxílio de uma colher de pau. Quando não estiver mais soltando "nata" acrescente o seguinte:
1 Pitada de sal, o suco de meio limão.
Coe e deixe esfriar.
Esta bebida pode substituír o hidromel alcóolico ou o vinho durante banquetes simples.

Um bride a vocês.

Musica - Introdução à Musica


A Idade Media sem duvida alguma é o período que mais me fascina, principalmente em nível espiritual; alem disso sou muito fã de musica Medieval, Irlandesa e Celta, entre outras.


Este tipo de musica, tem suas peculiaridades (bom, não sou perito, apenas admirador, então se esqueci um aspecto importante, peço perdão), uma delas é um grande intendimento com a natureza, outro é o conteudo das letras que costumam contar historias de feitos eroicos e coisas do tipo.


As melodias embora variasem um pouco de região para região, costumavam utilizar a escala Hexacordal (em breve postarei os principais instrumentos escalas entre outras coisas, aguardem)


Bom, como tambem sou fã de Metal, pude observar que as caracteristicas da musica medieval continuam presentes até hoje em muitas musicas do pesado genero cotidiano que é o Metal


Estas caracteristicas podem ser observadas em bandas como: Tuatha de Danann, Eluveitie, algumas musicas do Rhapsody of Fire e Blind Guardian tembem fazem isso, outra muita interessante é Vàli.


Todos os citados acima utilizam como fonte de inspiração as belas musicas da epoca dos majestosos castelos, é importante salientar que estas bandas não são realmente medievais e sim bandas atuais que misturam o genero a algum tipo de musica atual


Bom, espero que tenham achado interessante, estejam a vontade para dar suas opiniões


Obrigado.


P.S.: É proibida a divulgação de conteudo pirata, tambem não é permitido colocar links de sites para download, qualquer postagem que infringir esta regra sera deletado.